CAMILIANOS

O fundador dos padres e irmãos Camilianos, São Camilo de Lellis, nasceu numa cidadezinha italiana, chamada Bucchianico, em 1550.
Após uma vida de aventuras, converteu-se ao amor de Deus no dia 02 de Fevereiro de 1575. Arrependido e entusiasmado exclamou: "POR QUE NÃO TE CONHECI ANTES, SENHOR! DÁ-ME TEMPO PRA RESGATAR O TEMPO PERDIDO".
A partir de então, entregou-se de corpo e alma ao serviço dos doentes servindo e vendo neles o própio Cristo. Onde havia um doente, aí era para ele o lugar de culto. Muitos voluntários se agregaram a ele, assim nasceu no hospital São Tiago de Roma, a ORDEM DOS MINISTROS DOS ENFERMOS OU CAMILIANOS.
A igreja reconheceu na comunidade nascente o dom de Deus à humanidade sofredora, declarou santo o seu fundador, e denominou a Ordem Camiliana: "nova escola de caridade".
Seu distintivo é uma cruz vermelha, que mais tarde tornou-se símbolo universal de solidariedade e serviço desinteressado aos que sofrem. Camilo morreu no dia 14 de julho de 1614. Foi oficialmente declarado Santo pela igreja e proposto como padroeiro dos enfermos, hospitais e profissionais da saúde.
Hoje, os religiosos Camilianos, marcam presença em 34 países, espalhados nos cinco continentes. No Brasil, chegaram em setembro de 1922. Seguindo o ideal de seu fundador São Camilo, cultivaram com entusiasmo a vida espiritual e comunitária. Atuam na promoção da saúde; promovem a pastoral da saúde nos hospitais, nas paróquias e nas dioceses; mantém hospitais, ambulatórios e postos de saúde; atividades missionárias na área da saúde e formação de profissionais da saúde numa visão humana e cristã.
Seguem o espírito de Cristo misericordioso, cuidando dos doentes como se fossem o própio Cristo. O fundamento bíblico da identidade de Cristo com o enfermo está nas palavras de Jesus relatadas em Mt 25,36: "Estive doente e vieste visitar-me".
Existem muitos enfermos caídos, ao longo dos caminhos da vida, que esperam a chegada do "Bom Samaritano".

PENSAMENTOS DE SÃO CAMILO


01. "MAIS CORAÇÃO NAS MÃOS, IRMÃOS!"

02. "O QUE TEMOS PERTENCE AOS POBRES, E SÓ O QUE LHE DAMOS SE TORNA NOSSO".

03. "CUIDEM DOS DOENTES COM O MESMO AMOR COM QUE UMA MÃE AMA SEU FILHO
       ÚNICO DOENTE,E CONFORME O ESPÍRITO SANTO LHES INSPIRAR".

04."NADA NOS UNE MAIS A DEUS DO QUE A CARIDADE".

05. "QUE NINGUÉM PRETENDA ENTRAR NO CÉU SEM A RECOMENDAÇÃO DOS DOENTES
        E POBRES".
     
06. "NÃO SERIA BOA UMA PIEDADE QUE CORTASSE OS BRAÇOS DA CARIDADE".

07. "AO PRATICAR A CARIDADE A PESSOA NUNCA SE ENGANA"

08. "COUBE-NOS A MELHOR PARTE: A PÉROLA DA CARIDADE".

09. "NO CUIDAR DOS ENFERMOS EXISTE TODO O AMOR DO CRIADOR,PORQUE ESSES
       SÃO AS PUPILAS E O CORAÇÃO DE DEUS".

10. "OS POBRES E OS ENFERMOS NOS FARÃO VER O ROSTO DE DEUS"